Enfermidades

Tétano

O tétano se caracteriza por rigidez muscular e morte por parada respiratória ou convulsões. A doença é causada pelas exotoxinas que são produzidas pela bactéria anaeróbia gram-positiva formadora de esporos Clostridium tetani. O tétano tem distribuição mundial, e todas as espécies de animais de interesse zootécnico são sensíveis à doença.
Formas de contágio:
Durante surto de tétano, C. tetani pode ser isolado das fezes de grande percentagem de bovinos, indicando que em alguns casos a doenças pode ser causada por auto-infecção, apartir da proliferação de C. tetani no âmbito do trato gastrointestinal.
Os bovinos são infectados mais comumente através do útero, castrações, descorna, argolas para os focinhos dos touros, cotos umbilicais infectados. A proliferação de C. tetani no pré-estomagos de bovinos normais pode produzir suficientes concentrações de toxina, aponto de resultar em sintomas clínicos. Isto provavelmente responde pela ausência de ferimentos visíveis em alguns animais doentes.
Os fatores que favorecem a esporulação e crescimento da bactéria são: tecido necrosado, pus, infecções bacterianas concomitantes, e corpos estranhos.
Sintomas:
A produção das toxinas tetânicas ocorre ao final da fase de crescimento logarítmico da forma vegetativa, sendo governada por um gene associado ao pasmídio, são elas tetanospasmina e tetanolisina.
O periodo de incubação do tétano é variável e depende das dimensões do ferimento, grau de anaerobiose, número de bactérias inoculadas, e título de antitoxina do hospedeiro. Na maioria dos animais susceptíveis, os sintomas ocorrem entre 2 semanas e 1 mês após a inoculação bacteriana.
Os primeiros sintomas em alguns animais podem ser vaga rigidez e claudicação, postura de extensão da cabeça, postura de cavalo de pau, orelhas e lábios estão retraídos em direção a nuca, a cauda está levantada, saliva espumosa acumula-se na comissura labial, estrabismo ventrolateral, pupilas fixas e dilatadas, normalmente morrem durante convulsão terminal.
Controle e prevenção:
A prevenção é a melhor maneira de se evitar a doença, principalmente em regiões onde a doença ocorre com frequência, principalmente quando for feito qualquer procedimento cinírgico.Diagnóstico: O diagnóstico é feito pela observação dos sintomas que são característicos à essa clostridiose.